quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O pensamento é inconstante, e tudo é relativo.

Bom, o ano tá mais perto do final do que ontem. E você ai mais perto da morte também. Ano que vem vou postar apenas sobre os tópicos que vocês estão me dando na promoção 3000 acessos, ou seja, minha liberdade por aqui está acabando. Esses últimos dias do ano vão me servir pra falar de qualquer coisa que eu queria aqui. Ano que vem é terminar o Dona Helena, e escrever posts mais elaborados sobre os tópicos de vocês. Outro dia um certo alguém me disse que se incomoda com algumas coisas do meu blog. Como por exemplo, raramente eu dou uma opinião forte e decidida sobre alguma. Eu simplesmente divago sobre, mostro todos os lados da moeda, e no final fica um grande ponto de interrogação. A proposta do blog é basicamente essa mesmo...fazê-los refletir. Minha opinião fica nas entrelinhas, mas não to aqui pra enfiar na garganta de vocês a minha opinião sobre as coisas. Acho isso um tanto egocêntrico. Como eu tenho a plena certeza de que sou egocêntrica, tento eliminar isso pelo menos aqui no blog. O nome do blog já diz: "pensamento inconstante". E o título também: "onde tudo é relativo". Se eu saísse por ai impondo minhas opiniões mal fundadas, eu estaria indo contra a proposta do meu blog. Eu gosto de pensar sobre todas as possibilidades, todos os pontos de vista. Isso faz de mim uma pessoa menos crítica, porém, menos decidida. É aquela coisa de que quanto mais o professor explica, mais o aluno se enrola. Quanto mais eu penso sobre um assunto, menos eu tenho uma opinião fechada sobre ele. Não acho isso 100% ruim. Acho isso bem racional. Não deixo a minha emoção interferir nos fatos. Existem muitas verdades em uma história. Nenhuma delas é absoluta. Cada uma delas depende uma da outra. Pessoas com opiniões formadas sobre todas as coisas do mundo eu vejo por ai de monte. O que venho fazer aqui não é ser mais uma a falar e blablabla... minha escolha aqui é desvendar todas as possibilidades em uma só questão. Tá certo que muitas vezes minha opinião fica bem marcada, pois tendo a ser tendenciosa ao escrever. Mas, o que tento, na maioria das vezes é não fazer isso. Sendo bem sincera, acredito que assim atinjo um número maior de leitores, pois não ataco a crença de ninguém, só os coloco para pensar um pouco mais sobre. Então é isso. Contagem regressiva pro final de ano. Nada está igual pra mim. Ouço muita gente dizendo que entra ano, sai ano e nada muda. Aqui é o inverso. Algumas coisas permanecem, mas a maioria muda. Sabe aquelas resoluções de final de ano? Pois é, eu as ponho em prática. Não preciso ser decidida aqui, se sou na minha vida. Mas então, é o fim do ano chegando. E ano que vem o blog ficará um pouco diferente. Os assuntos serão os escolhidos por vocês e colocarei algumas partes do meu livro "Dona Helena". Minha meta era terminá-lo antes do meu próximo aniversário em Maio, mas isso é só uma meta. Enquanto ele não fica pronto, coloco uns teasers pra vocês me dizerem o que estão achando. Tchau =)

Um comentário:

  1. Sua proposta é muito boa. E incomodar os outros é ótimo! Não mude.

    ResponderExcluir