quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A vida é muito curta pra ficar pensando em título de texto.

Quando eu fico muito tempo sem escrever fico me perguntando o porquê de tanta demora. Talvez conflitos sendo resolvidos antes de serem expostos. Nenhum conflito grande, nada que eu pense que não tem solução. O fato é que não tenho problemas. Tenho alguns obstáculos, mas problema eu não tenho nenhum. Dai talvez venha a razão dos conflitos de ideias, conflitos internos, conflitos comigo mesma. As pessoas precisam ter problemas para tornarem-se mais sábias e assim crescerem, quando não há problema externo, crio problemas internos. Prefiro os internos porque, pode parecer que não, mas nós temos controle sobre esses. Há quem ache que seus problemas são os maiores do mundo. Eu acho que os meus são os menores do mundo. Fico me perguntando que onda de falta de azar é essa que ando tendo. E quando será que ela pode acabar? Até lá vou ter que me divertir criando conflitos internos e complicando a minha vida que anda tão descomplicada. Me sinto um peixe fora d`agua quando não tenho do que reclamar. Dai reclamo de mim mesma. O quão egoísta eu sou, o quão erradas são as minhas opiniões. Talvez sem muitos problemas externos eu tenha tempo para olhar o meu interior. Acha-se coisas terríveis quando olha-se para dentro. E coisas muito boas também. Para cada defeito precisamos de pelo menos uma qualidade. Então, quando olhamos para dentro devemos achar o equilíbrio entre o nosso lado ruim e o nosso lado bom. Quando está fora de equilíbrio é porque alguma coisa está errada. E se o problema não vem de fora, como que criou-se sozinho dentro de mim? Por que então sou tão individualista, sem paciência, incompreensiva, e etc? Alguns defeitos nos tornam únicos, mas em demasia pode transformar-nos em seres unicamente vazios. Mas vamos lá: quem perfeito não é insano por esse mesmo motivo de ser perfeito? E o qual defeito é ruim de fato? Qual qualidade é realmente boa? Alias, uma qualidade pode acarretar um defeito. Se sou sincera posso me tornar rude. Se sou amorosa posso acabar sendo possessiva. Se sou racional posso me transformar em um ser insensível. Quem disse que o equilíbrio é a chave para a felicidade tava ocupado demais para se dar conta que o equilíbrio é uma das coisas mais complexas e difíceis de ser atingida. Não obstante, se encontramos nosso equilíbrio sentimos aquele vazio em não ter mais que buscá-lo. Sim, as coisas mais simples são as mais complicadas; são as melhores. Viu no que dá não ter problemas nessa vida?! A pessoa fica meio louca. Muito melhor do que ter muitos problemas e ser completamente louca. Não vim me queixar e nem muito menos reclamar da minha falta de problemas, ou do tumulto dentro de mim. Vim deixar claro que passamos a vida em busca de coisas que talvez nunca alcancemos. Passamos a vida atrás dos problemas, ou passamos a vida tentando livrar-nos de problemas. Passamos a vida ocupando-a com o que mais nos distrai; ocupando-a com o que mais nos faça crescer. Alguns acabam a vida sem refletir a própria existência. Se esses são mais felizes eu já não sei dizer. Só sei que não me orgulho dos meus defeitos, mas não me rejeito por causa deles. Não me acho superior por ser desequilibrada, mas sei muito bem que pouquíssimos são de fato equilibrados; muitos simplesmente apenas se acham de tal forma. Sei que na verdade, devemos aceitar nossos erros e complicações, tentar resolve-los, mas nunca em hipótese alguma devemos viver apenas dessa tentativa; porque a tentativa pode falhar, e se então isso acontecer, o que terei eu concluído se não o fracasso de não resolver meus próprios problemas? Nem sempre conseguimos encontrar o valor de X. É um problema matemático com a relatividade das ciências humanas. Quer algo mais incerto que isso? 2 + 2 nem sempre é 4 tratando-se de seres humanos. Seres humanos que criticam, erram, são criticados, acertam, sentem medo, sentem inveja, sentem orgulho, sentem vontade, têm atitude, se escondem, e enfim...fazem o que o interno sente que deve ser feito influenciado pelo externo. Não sei se tudo que escrevi foi sensato ou uma grande bobagem, mas tenho certeza que estou mais tranquila do que quando comecei a escrever. Exorcizei alguns espíritos do mal. E se a resposta final do problema não importa, a paz de espírito de não se prender a esses detalhes com certeza importa.

Um comentário:

  1. Muito bom esse final!
    "E se a resposta final do problema não importa, a paz de espírito de não se prender a esses detalhes com certeza importa."

    Esse tá bem a tua cara, relativo a cada um que lê, conflitante e bem humorado. Adoro esss.

    ResponderExcluir